Evolução dos Interesses e Opiniões Curriculares Por área Educação Física de Pais e Alunos
Por Pedro Gil Madrona (Autor), José Miguel Perona-andres (Autor), Alejandro Prieto-ayuso (Autor), Maria Belen Saez-sánchez (Autor).
Em Movimento v. 23, n 3, 2017. Da página 1065 a 1078
Resumo
O objetivo é conhecer o interesse de pais e alunos pelos diferentes componentes curriculares, em especial a Educação Física, e saber se esse interesse variou na última década. O estudo foi realizado na província de Albacete (Espanha) com a participação de 409 alunos e 150 pais em escolas de ensino fundamental e médio. O método se apoia no paradigma dos métodos mistos. Foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados indicam que a Educação Física continua tendo pouca importância como disciplina formativa, mas é a disciplina que desperta mais interesse e motivação. O valor atribuído à atratividade da Educação Física baixou na última década, a expressão corporal continua a ser pouco interessante para os alunos, aumentou o interesse pelo aquecimento e pelo relaxamento, e os pais continuam a atribuir pouca relevância formativa aos conteúdos da Educação Física