Entrar
Buscar
Comunidades
Quem é quem
Biblioteca
Congressos
IES
Sobre
Contato
Nosso time
Biblioteca
Cadernos de História da Educação
Cadernos de História da Educação v. 23, 2024.
Cadernos de História da Educação v. 23, 2024.
Em
Cadernos de História da Educação
69 Páginas.
Acessar
Sumário
Maria Montessori: feminista e pedagoga transnacional
Uma história da educação rural em cinco movimentos (1858-1970): projetos intelectuais e ação política
Memórias e vivências em Lazarópolis na Amazônia
Higiene e higienismo na Escola Moderna de Barcelona (1901-1906): entre as transformações dos costumes e a tensão com as tradições
Gênero e imprensa: a emancipação das mulheres no início do século XX e o jornal A’Plebe (1919-1934)
Registros civis de matrimônio e História da Educação: algumas interlocuções metodológicas
Biografias de educadoras em “dicionários de gentes” brasileiras (Séculos XIX-XXI)
O argumento religioso no ensino domiciliar. Uma análise da decisão do Recurso Extraordinário 888.815/RS do Supremo Tribunal Federal
O município e a organização da instrução pública: uma análise a partir da ação educativa da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 1889-1915
Dificuldades, desafios e satisfação: o trabalho em escolas rurais segundo as professoras (Ituiutaba-MG, 1970 a 1990)
Difusão transnacional de colégios metodistas entre os séculos XIX e XX
“Um poderoso argumento a favor da emancipação que tanta gente julga impossível”: o caso da primeira alagoana bacharela em Direito, Anna Alves Vieira Sampaio
Mulheres e educação na Liga Brasileira de Higiene Mental e nos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental (1925-1947)
Da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” à trajetória profissional da professora Nair Almeida de Oliveira
A expansão da formação de professores em São Paulo (1889-1930): reflexões entre o homogêneo e o desigual, o público e o particular
Classificar e institucionalizar a infância: conexões entre a família e a escola em A criança problema, de Arthur Ramos
Aportes do pensamento de Paul Ricoeur para uma hermenêutica de nossa condição histórico-educativa
Bernardo Pereira de Vasconcelos: letrar a população; garantir a independência!
Os cursos de aperfeiçoamento e a propagação de variadas propostas para o ensino da Educação Física no Brasil (décadas de 1950 a 1970)
O movimento da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910)
História da dança em revista: circulação de padrões culturais na imprensa periódica da Educação Física (1930-1950)
Bem-me-quer, malmequer: Criança, Infância e Educação Infantil
O cenário educacional dos jovens e adultos da EJA: um olhar para o Brasil e para os países da América Latina e Caribe
Educação, Formação e Desenvolvimento nas páginas da Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)
A pedagogia seráfica e a iconografia franciscana da instrução: estrutura da formação dos noviços e representações dos doutores medievais da Ordem nos conventos da Província de Santo Antônio do Brasil (Bahia e Pernambuco - séculos XVII e XVIII)
A fotografia como porta de entrada para a cultura escolar: imagens de escolas da cidade de Londrina, Paraná (1950-1985)
A criança pobre do início do século XX em São Paulo. Reflexões em torno da Reforma de Sampaio Dória
O Grupo Escolar de São Mateus pelas lentes dos inspetores escolares: contradições de um discurso (1908-1930)
A recepção da psicanálise no pensamento inicial de Piaget
Regimes de verdade em tensão no campo das ciências da educação (Suíça romanda, décadas de 1910-1920)
Uma História da Educação sem Jules Ferry
Nolfa Ibáñez e sua preocupação com a inclusão e a interculturalidade na educação
Entrada
Esqueceu sua senha?
Entrar