Exergames e ansiedade: reflexões sobre os desenhos experimentais dos estudos científicos
Resumo
Nas últimas décadas, surgiram diversas modalidades alternativas de atividade e/ou exercício físico com o intuito de atrair a população e, consequentemente, diminuir a inatividade física desta e aumentar a probabilidade de adesão a um programa de exercício físico regular. Mais recentemente, surgiram os exergames, jogos eletrônicos de movimento que permitem a realização de atividades e exercícios físicos por meio da interação do participante com sensores de movimentos (1–4). Tradicionalmente, os exergames são caracterizados por serem exercícios que simulam exercícios contínuos tradicionais de intensidade moderada (por exemplo, caminhada, corrida e ciclismo), modalidades esportivas (por exemplo, basquete, boliche, ioga, tênis, tênis de mesa, beisebol, natação, pingue-pongue e boxe), dança e exergames que simulam exercícios resistidos (5,6). Em síntese, os exerçamos estão ligados à ideia de integrar movimentos corporais amplos (por exemplo, tronco, membros superiores e/ou inferiores) com jogos digitais atraentes de forma segura.