Resumo

Esta pesquisa procurou analisar como se configura a expansão do ensino superior no Brasil, com foco nos cursos de Educação Física. Caracteriza-se como um estudo explicativo documental, tendo como fonte o banco de dados do Ministério da Educação sobre o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; como também com a Legislação do ensino superior. Utilizou-se o universo do ensino superior, a partir de meados da década de 1990 relacionado com a política adotada no governo de Fernando Henrique Cardoso, e o último censo atualizado no momento da investigação, o ano 2009, com a política presente no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Os achados revelam que o ensino superior brasileiro esta envolvido num complexo e heterogêneo modelo de educação, baseado nos interesses de organismos internacionais marcado por mudanças na organização do sistema e privatização da educação superior tornando o Estado omisso de suas obrigações com o ensino público procurando investir junto ao setor privado. Os resultados apontam que no ano de 2009, do total de 2.314 Instituições de ensino superior (IES), 89,4% estão vinculadas ao setor privado; e 10,6% no setor público. Além disso, houve um crescimento de 353,7%no número de cursos de graduação presencial. Já com relação aos cursos de Educação Física, no último censo analisado há registros de 825 cursos, sendo 27% em IES públicas; e 73,3% em IES privadas, com expansão a partir do ano de 2000 concentrados na região sudeste e sul do país, predominantemente, nas instituições de natureza privada e em estabelecimentos isolados. Como visto, o aumento dos cursos de Educação Física segue a própria lógica nacional de crescimento, diante de um processo amplo de mudanças estruturais na economia. Portanto, para garantir maior oferta de acesso ao ensino superior precisa-se pensar num conjunto de políticas públicas, que estejam interligadas com os interesses e necessidades da sociedade
 

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