Expectativas de professores de educação física sobre o ensino do esporte para os estudantes.
Por Luiza Belluci Dantas (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O esporte é uma prática social complexa na medida em que carrega consigo valores de referência, especialmente balizados pelo espetáculo e pela profissionalização, mas que igualmente podem tensionar com outros valores atribuídos pelas pessoas que (res)significam a experimentação da sua vivência. Para a Educação Física, enquanto componente curricular nas escolas brasileiras e responsável para desenvolver o ensino das práticas corporais, dentre elas o esporte, há o reconhecimento de que ele envolve um conhecimento extenso ao considerar os elementos históricos, sociais, culturais, políticos, econômicos (lógica externa), bem como, o funcionamento de cada modalidade esportiva, as interações entre as pessoas que jogam e com o ambiente onde a modalidade esportiva ocorre, o tempo de realização da prática, os materiais utilizados (lógica interna). No interior desse vasto conjunto de conteúdos, os professores enfrentam o desafios sobre o que ensinar, alimentando interrogações como: A história de cada modalidade? A evolução das regras? A violência nos estádios de futebol? Os fundamentos técnicos? Os sistemas de jogo? Os interesses econômicos que alimentam o espetáculo esportivo? Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar o que os professores esperam que os alunos aprendam acerca dos conhecimentos sobre os esportes nas aulas de Educação Física. Para tal, a pesquisa se ancorou na abordagem qualitativa, privilegiando uma perspectiva compreensiva e centrada nas narrativas dos participantes. Participaram do trabalho sete professores de Educação Física de escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo/Brasil. Tais docentes iniciaram e concluíram uma iniciativa de formação continuada sobre o ensino dos esportes na escola, ministrado por pesquisadores e uma docente universitária ao longo de cinco meses, vinculados a um projeto financiado pela universidade pública envolvida. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente, dois anos após o encerramento da iniciativa de formação continuada, passando pelo processo de análise de conteúdo temático. O