Experiências de Ensino e Subjetividades Imanentes Configurando Práticas de Professores de Educação Física da Educação Infantil
Por Evando Carlos Moreira (Autor), Viviani Darolt Rabelo (Autor), José Tarcísio Grunennvaldt (Autor), Géssica Adriana de Carvalho Lúcio (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 56, 2018. Da página 100 a 119
Resumo
O estudo tem por objetivo apresentar uma tipologia a partir de práticas educativas, experiências e subjetividades imanentes de professores de Educação Física que atuam em escolas municipais de Educação Infantil de Cuiabá-MT. Sendo sujeitos da pesquisa professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A amostra foi composta por 50 professores que responderam a um questionário e 10 professores que participaram da entrevista. O percurso investigativo, nos possibilitou uma análise das práticas educativas e a compreensão das experiências dos docentes. Se a experiência é algo que faz mais relação ao presente vivido do que ao futuro, ainda como um vir a ser, fica a constatação de que a prática educativa dos professores pode ser relacionada com a ideia de o presente estar permeado pela possibilidade de já se estar vivendo um eterno “Ainda-Não”. Podemos vislumbrar novas práticas se delineando, na medida em que a experiência é algo que vai se configurando nas ações dos sujeitos-professores com os corpos-crianças em que o ensinar pode estar perdendo a primazia sobre o aprender.
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