Resumo

A dança é uma forma de expressão e um fenômeno que vem sendo apropriado em contextos diversos, por trazer possibilidades de agregar a essas práticas significados de grande potencial, os quais, aliados ao exercício da criatividade, podem envolver seus participantes de diferentes maneiras. Os atos de dançar e se expressar podem revelar subjetividades, sendo a expressão criativa capaz de motivar e despertar percepções significativas para aqueles que se envolvem com tais vivências. Entretanto, a compreensão acerca dos significados da expressão criativa e das subjetividades envolvidas, no que se refere às práticas em cursos de dança, apresenta-se como um desafio e um universo ainda pouco explorado no meio acadêmico. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar a percepção dos significados atribuídos à expressão criativa na formação em dança na visão de estudantes/bailarinas. Para tanto, este estudo aliou pesquisa bibliográfica, realizada em livros e artigos publicados em bases de dados acadêmicas e pesquisa exploratória, a qual utilizou como instrumento um questionário aberto, construído a partir de questões elaboradas para este estudo, visando apreender os significados da expressão da criatividade como um conteúdo desenvolvido em um curso técnico de formação em dança. Este questionário foi aplicado a uma amostra intencional de 10 estudantes, do sexo feminino, com idades que variaram entre 18 e 25 anos, regularmente matriculadas em um curso técnico de formação em Dança, na cidade de Pirassununga/SP. O tempo de prática dessas estudantes com a dança variou de 8 a 14 anos. A análise descritiva dos dados feita por Análise de Conteúdo Temático evidenciou 1 Eixo Temático referente aos Significados da expressão criativa. Os resultados indicaram que os significados da expressão criativa na percepção dessas estudantes de dança se referem, principalmente, a colocar nos movimentos corporais as características individuais (5), a percepção pessoal (3), a novidade (3), o diferente (3), a liberdade de expressão (5), de maneira atrativa (1), clara (1), autêntica e descontraída (2). Assim, ainda que a expressão criativa seja percebida de forma significativa, se apresenta de modo subjetivo para as participantes desse estudo, sendo a qualidade dos relacionamentos entre elas e seus professores um fator intermediador, o qual pode inibir ou favorecer esse processo educativo. São necessários novos estudos, no intuito de redimensionar essa temática em âmbito acadêmico e preencher lacunas ainda existentes acerca do uso da expressão criativa.

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