Fair Play e Racismo no Esporte: Mapeamento de Teses e Dissertações da Educação Física Brasileira
Por André Dalben (Autor), Kevin Keiti Oshima (Autor), João Vitor Busquim Braga (Autor).
Em VI Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte - ALESDE
Resumo
O Fair Play (FP) pode ser compreendido como um conjunto de atitudes moralmente boas dentro da prática esportiva, abrangendo a temática do racismo, cuja reprovação é explícita na Carta Olímpica. No Brasil, o esporte começou a se desenvolver poucos anos após o fim da escravidão, de modo que o racismo acompanhou sua história paralelamente até os dias atuais. Desse modo, a presente pesquisa teve por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica da Educação Física brasileira sobre a temática do FP e do racismo no esporte. A produção de conhecimento sobre um determinado tema é uma construção coletiva da comunidade científica, assim, torna-se imprescindível a compreensão do que já fora produzido até o presente momento sobre determinados temas para o avanço do conhecimento. Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação de Educação Física com melhores notas na última avaliação quadrienal(2012-2016) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual deSão Paulo-Rio Claro e Universidade Federal de Minas Gerais. Foram levantadas 32 teses e 103 dissertações, publicadas no período de 1991 a 2017, das quais cinco teses e dez dissertações foram analisadas neste artigo por se mostrarem mais relevantes. Essa pequena parcela analisada dentre aquelas levantadas deveu-se ao fato de poucos trabalhos relacionarem diretamente o FP e o racismo. Mesmo entre os 15 trabalhos analisados a relação direta entre os dois temas apareceu apenas em poucas e curtas passagens. Entre as analisadas, identificou-se que a maioria delas traz uma visão histórica sobre o desenvolvimento do esporte através do século XX, principalmente no Brasil, discorrendo sobre a crescente inserção do negro na prática esportiva e pontuando alguns casos de racismo. O futebol foi a modalidade esportiva mais abordada, sendo analisada principalmente a questão da violência entre torcidas. Uma parte considerável das teses e dissertações apresenta também a importância de se tratar o FP na Educação Física escolar e em competições escolares para o combate ao racismo em nossa sociedade e para a formação plena de cidadãos.