Resumo

No segundo semestre de 1949, a Folha de Minas Literária (semanário de “letras, ciências e artes” editado pelo importante jornal Folha de Minas) publicava, geralmente em sua última página, a coluna “Falando francamente”, na qual o jornalista Walter Alvares entrevistava personalidades de destaque na vida literária mineira. Num certo momento da entrevista, entre questões sobre os hábitos de escrita e o panorama literário mineiro e nacional, o jornalista lançava repentinamente ao entrevistado a seguinte pergunta: “Gostas de futebol?”; emendando logo em seguida: “Qual o time?” As entrevistas, como um todo, e as respostas a essas perguntas, dadas por nomes como Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Emílio Moura e João Dornas Filho, oferecem uma oportunidade singular para investigar o modo como o futebol era visto pelos escritores e intelectuais brasileiros daquela época. O que se pretende neste trabalho, portanto, é uma análise preliminar desse material, tendo como pano de fundo as reflexões de Milton Pedrosa, em seu famoso ensaio “O futebol na literatura brasileira” (1967), com vistas a uma discussão mais ampla sobre as relações entre o esporte, a cultura e a literatura no Brasil.

Referências

FOLHA DE MINAS LITERÁRIA. Belo Horizonte, 1949. [Seleção] Disponível em: . Acesso em 07 mai. 2017.

LIMA, Rachel Esteves. A entrevista como gesto (auto)biográfico. In:

SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo (Org). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 32-44.

LINHARES, Joaquim Nabuco. Itinerário da imprensa de Belo Horizonte 1895-1954. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro e Ed. UFMG, 1995.

PEDROSA, Milton. O futebol na literatura brasileira. In: PEDROSA, Milton (Org). Gol de letra: o futebol na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Gol, 1967, p. 9-34.

ROXO, Trigo. Venenos da torcida. Folha de Minas Esportiva, Belo Horizonte, 26 set. 1949, p. 4. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2017.

 

Acessar