Fatores críticos de sucesso no futebol: componentes de gestão de pessoas
Por Thales de Melo Vidal (Autor), Daniel Marangon Duffles Teixeira (Autor), Ricardo César Alves (Autor).
Resumo
O tema da pesquisa está situado no campo da gestão esportiva, especialmente da gestão do futebol. O momento atual é marcado por uma intensificação do profissionalismo no campo esportivo (Elias et al, 2021), principalmente no futebol. Este processo não se reduz à transição do amadorismo, ou seja, ao pagamento pelo trabalho realizado por atletas, comissões técnicas ou dirigentes, mas pela necessidade permanente de aprimoramento do trabalho realizado por organizações esportivas e pelas pessoas que atuam nelas, conforme afirmam Radišić, Duđak, Doder e Doder (2023). No caso do futebol brasileiro, este contexto tem sido marcado, nos últimos anos, pela necessidade de aumento das receitas dessas organizações e pela redução do seu endividamento, conforme Nakamura e Cerqueira (2021), Santos e Nunes (2023), Barros e Elias (2023). Deste modo, o pressuposto do trabalho é a necessidade de melhoria dos processos de gestão das organizações esportivas que atuam no futebol. O seu problema, entretanto, se relaciona com algo mais específico, ou seja, não apenas com a gestão dessas organizações, mas com a gestão das suas equipes esportivas. Assim, o propósito do estudo diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre os fatores críticos de sucesso para equipes de futebol, publicados por Teixeira, Barcelos, Silva e Lopes (2023), especialmente em relação à dimensão da gestão de pessoas no esporte. Objetivo: compreender a gestão de pessoas no contexto da gestão esportiva de equipes de futebol, realizada pelos treinadores, entendidos como gestores de suas equipes. Para isso, pretende-se identificar os componentes da dimensão de gestão de pessoas, levantar a percepção de treinadores de futebol a respeito dos componentes identificados e analisar como eles são desenvolvidos em uma equipe de futebol. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com procedimentos quantitativos e qualitativos. De acordo com Gil (2019), caracteriza-se como exploratória e descritiva e que será realizada em fases. Na fase 1, qualitativa, experts acadêmicos e do mercado serão entrevistados para identificação dos componentes de gestão de pessoas no esporte, elaboração e validação do questionário. Na fase 2, quantitativa, o questionário será aplicado em treinadores de futebol masculino e que atuam com categorias de base e profissional, com a finalidade de levantar a sua percepção acerca dos componentes identificados na fase anterior. Na fase 3, realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem documental, bibliográfica e de campo, pretende-se verificar o desenvolvimento destes componentes de gestão de pessoas no trabalho de uma equipe de futebol. Sobre os participantes da pesquisa, na fase 1 serão entrevistados 10 experts em futebol, sendo 5 acadêmicos e 5 que atuam no mercado como treinadores e ou gestores. Na fase 2, o questionário será aplicado censitariamente nos treinadores das 20 equipes que participam da série A e da séria B do campeonato brasileiro de futebol profissional, além dos 20 treinadores das equipes que disputam o campeonato brasileiro sub 20 de futebol, totalizando 60 treinadores. Na fase 3, o estudo de caso será realizado com uma equipe de futebol, dentre as citadas anteriormente, realizando-se entrevistas com os gestores e treinadores das diferentes categorias. Quanto à análise dos resultados, na fase 1, as entrevistas serão analisadas conforme Bardin (2016). Na fase 2, os resultados dos questionários serão analisados por estatística descritiva. Na fase 3, as entrevistas serão analisadas conforme Bardin (2016). Principais resultados: O futebol brasileiro, nas últimas décadas, apresenta níveis crescentes de profissionalização, conforme Elias et al (2021), Radišić, Duđak, Doder e Doder (2024), Nakamura e Cerqueira (2021), Santos e Nunes (2023), Barros e Elias (2023). A profissionalização dos processos de gestão no esporte é evidenciada por Lara, Teixeira, Bavaresco e Garcia (2022) e Santos e Nunes (2023). A necessidade de aprimorar os processos de gestão de pessoas para promover aprendizagem, desenvolvimento e resultados é tratada por Oliveira, Passador, Padua e Andrade (2020). Em relação aos Fatores Críticos de sucesso (FCS) na gestão de equipes esportivas, Teixeira e Barcelos (2023), Teixeira, Sá, Assis e Oliveira (2022) e Silva e Teixeira (2023) apresentam os FCS identificados em diferentes modalidades esportivas. Teixeira, Barcelos, Silva e Lopes (2023) os apresentam especificamente em relação ao futebol. E, neste caso, com destaque para os fatores da dimensão relacionada com a gestão de pessoas nas equipes da modalidade. Assim, esta pesquisa pretende aprofundar no conhecimento desta dimensão, identificando os seus componentes. Considerações Finais: Esperase que o estudo de caso seja capaz de identificar os componentes de gestão de pessoas identificados como FCS nas pesquisas anteriores. Além disso, que seja possível descrevê-los e analisar o seu desenvolvimento na gestão de equipes de futebol de um clube. Implicações teóricas e práticas: Do ponto de vista teórico, o conhecimento produzido poderá acrescentar saberes ao campo da gestão do esporte, especialmente em relação à gestão de pessoas no futebol, como um FCS. Do ponto de vista da prática, os resultados poderão contribuir com as organizações esportivas e com o trabalho desenvolvido por seus treinadores e gestores