Resumo

O esporte universitário é definido pela prática esportiva dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) (BARBOSA, 2014), possuindo grande importância para os envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, para a formação e para a socialização com os demais atores deste contexto. Em termos de organização, o esporte universitário brasileiro possui duas manifestações: a forma Tradicional/oficial (competições CBDU), tem por finalidade a obtenção de resultados nas competições, ou seja, focando no rendimento das instituições, e a forma Autônoma (competições de ligas e AAAs) tem por foco a socialização dos alunos envolvidos no processo, aí não limitando somente aos atletas, mas todos os apreciadores do evento (MALAGUTTI; ROJO; STAREPRAVO, 2020). O esporte universitário brasileiro apresentas características e contextos extremamente diversos, e tem uma riqueza histórica, social e política (BORGES; BUONICORE, 2007; MARONI, 2012; PALMA; HATZIDAKIS, 2018). Entretanto, o contexto do esporte universitário, sua organização, gestão e desdobramentos ainda é pouco explorado, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas, deixando diversas lacunas sobre o tema esporte universitário (MARONI, 2012), principalmente quanto a questões relacionadas aos fatores de gestão que contribuem para o alcance de sucesso esportivo, fatores estes que podem ser descritos como fatores chaves para o alcance dos objetivos da organização. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é investigar os fatores de gestão que levaram as IESs ao sucesso esportivo universitário, considerando sucesso nesse caso, o alcance de resultados esportivos durante os Jogos Universitários Brasileiros– JUBs, sendo essa a principal competição esportiva universitária nacional. Essa pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas com gestores das IES mais bem colocadas no JUBs (2016, 2017, 2018, 2019), para que se possa analisar o que essas instituições estão desenvolvendo com a finalidade de alcançar um bom desempenho. As IES foram selecionadas por meio da análise do Market Share da competição. Ao todo participaram do estudo 9 gestores de diferentes instituições de ensino. As entrevistas seguiram modelos previamente semiestruturados baseados na pesquisa de Mazzei (2016) e adaptado para o contexto do esporte universitário, foram gravadas e transcritas posteriormente. Foi utilizado nas análises das transcrições o procedimento de Análise de Conteúdo por intermédio do software NVIVO 10. Como resultados obteve-se duas grandes categorias: A primeira aborda o “Ambiente Interno” foi identificado o maior número de elementos textuais presente nas entrevistas, 471 (76,8%), foi citada por todos os 9 (100%) indivíduos participantes da pesquisa, e foi constituída de 2 grandes subcategorias: a Organização interna da instituição e os Recursos financeiros. E a categoria de “Ambiente Externo (Sistema Esportivo Universitário Brasileiro)” foi identificado 141 (23,2%) elementos textuais, presente nas 9 (100%) entrevistas realizadas. Os resultados da pesquisa destacam a importância de fatores relacionados ao ambiente interno e externo da IES. Por fim, podemos concluir que o esporte universitário Brasileiro possui características próprias em todo seu contexto, estudar esse fenômeno permite com que se possa explorar essas características e utilizá-las como ferramenta para o seu crescimento no país.

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