Resumo

Introdução: A busca por uma vida saudável é um dos principais motivos que levam as pessoas à procura pela atividade física. O esporte é um importante aliadopara o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central e pode ser considerada fundamental em uma execução bem-sucedida. Nos dias de hoje o futsal vem conquistando diversos segmentos da população, surgindo como uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos em pessoas de diferentes faixas etárias. Objetivo: Identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Métodos: Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34), e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde.Os três ambientes de ensino foram Grupo I) Escola, alunos que possuem o futsal como conteúdo na disciplina de Educação Física; Grupo II) Escolinha, alunos que praticam a modalidade no contra turno curricular de uma escola particular e; Grupo III) Clube, alunos que praticam a modalidade com fins competitivos. Resultados: Não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva (Média ± desvio padrão: 2,30 ± 0,42), Amizade/Lazer (2,33 ± 0,46) e Saúde (2,27 ± 0,44) (P = 0,789). Quando analisado dentro dos grupos, na Escola e Escolinha, a competência Amizade/Lazer foi maior que a Competência Desportiva, ao passo que no Clube a competência Desportiva foi maior que Amizade/Lazer (P < 0,01).

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