Felipão e a Nova Pátria em Chuteiras: Quando Portugal é Adotado Pela Imprensa Brasileira Como a Equipe da Vez
Por José Carlos Marques (Autor), Sabrina Rodrigues Machado (Autor), Vivian Prestes Wolff (Autor).
Em XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Este trabalho tem como propósito verificar de que forma a imprensa esportiva brasileira efetua algumas mutações em seu discurso a fim de manter vivo o interesse do público (audiência), o que envolve mudanças na elaboração, produção e veiculação de notícias sobre o Esporte. A partir de conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, analisase o discurso textual e imagético de três jornais brasileiros (O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo) ao longo da cobertura do Mundial de Futebol de 2006, disputado na Alemanha. O objetivo da pesquisa é verificar como a imprensa brasileira abandonou o discurso de exaltação da Seleção Brasileira a partir do momento em que a equipe foi eliminada da competição e como esse mesmo discurso foi transferido para a cobertura da seleção Portuguesa (treinada então pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari).