Festival ou campeonato? Ginástica para todas as experiências
Por Michele Viviene Carbinatto (Autor), Tamiris Lima Patrício (Autor), Lorena Nabanete dos Reis-Furtado (Autor), Naiana Ribeiro Henrique (Autor), Kaio César Celi Mota (Autor), Aline Ferreira (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
Os modelos de desenvolvimento de atletas priorizaram experiências esportivas, incluindo eventos. Supõe-se que a variedade de acontecimentos incute a vivência de situações paradoxais, importantes na permanência no esporte e/ou na vida ativa. Este artigo discute a percepção da experiência vivida por crianças em duas modalidades de ginástica para todas as provas com vieses diferentes: uma competitiva e outra demonstrativa. Com base em pesquisa qualitativa, foram entrevistadas 29 crianças por meio de Grupos Focais (n=8) e a análise dos dados por meio de Análise Temática. Além disso, foram consideradas para triangulação notas de campo de 4 treinadores e narrativa reflexiva do entrevistador do Grupo Focal. Dois temas foram destacados: a. aspectos intersubjetivos e b. interrelações. Esses temas foram abordados em ambos os eventos em maior ou menor grau. No item a, o comprometimento, os componentes estéticos e a ansiedade estiveram presentes em ambas as provas, mas a superação e o nervosismo tiveram maior destaque na competição. No item b, ficou evidente a importância do outro/grupo, mais pela apresentação do que pelo tipo de evento. Reconhecer o viés esportivo de uma prática é, portanto, promover eventos de diversas naturezas, pois os praticantes podem presumir alto rendimento ou uma vida ativa por meio do esporte.