Filmes sobre atividades de aventura como estratégia educativa de aprendizagem ativa
Por Rubian Diego Andrade (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Resumo
Os filmes são uma fonte de entretenimento, mas também podem ter potencial educativo em âmbito escolar, podendo enriquecer a aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e lúdica. Entanto, nas pesquisas acerca do ensino das atividades de aventura, há uma lacuna sobre a utilização de recursos fílmicos. O objetivo foi analisar o potencial educativo de filmes de aventura e propor estratégias pedagógicas para utilização no ensino de Educação Física. A pesquisa exploratória baseou-se na edição de 2023 do Banff Mountain Film Festival, selecionando cinco filmes disponíveis no YouTube: Full Circle; Leo & Chester; Snow Sports - The Blackcountry Journal; School of Fish; e Descendance. A análise das sinopses e anotações revelou que os filmes abordam temas culturais, ambientais e sociais relevantes, promovendo habilidades de compreensão cultural e pensamento crítico. O estudo sugere estratégias para integrar esses filmes no ensino das atividades de aventura, estimulando uma aprendizagem ativa e crítica.
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