Editora Fontoura. None 2002. 168 páginas.

Sobre

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Seu crescimento espantoso, em países como o Japão e os Estados Unidos, demonstram o grande poder de sedução deste esporte.

As ciências do esporte também têm demonstrado crescente interesse pelo futebol. Pode-se afirmar, com segurança, que o futebol é o esporte coletivo mais estudado em termos científicos. Devido a este fato, diversas publicações (artigos, livros, filmes, etc) têm surgido, a fim de discutir e esclarecer questões relacionadas ao futebol.

Entretanto, aqui no Brasil, apesar de ser conhecido como o país do futebol, muito pouco tem sido produzido no campo da pesquisa sobre o tema. Os avanços científico-tecnológicos obtidos no exterior são de grande importância, sem dúvida alguma; no entanto, sua aplicabilidade no futebol brasileiro muitas vezes é inviável.

Nossa pretensão, com este trabalho, foi tentar amenizar as conseqüências do eterno dilema de aplicar, com eficácia, conhecimentos teóricos na prática. Procuramos trazer à baila resultados da interação entre nossa experiência acadêmica e o exercício profissional.

A proposta desta obra é apresentar de forma didática e sólida, conhecimentos científicos na área de preparação física, mais especificamente nutrição e treinamento, que podem ser aplicados às condições do futebol brasileiro. O objetivo não é fornecer receitas prontas para o sucesso e sim indicar e recomendar instrumentos, de maneira crítica, aos profissionais envolvidos no futebol.

Acessar