Folhas Amareladas e Discursos de Outro Presente: Um Relato de Pesquisa Sobre o Projeto Desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Por Gustavo da Motta Silva (Autor), Guilherme Gonçalves Baptista (Autor), Carolina Torres Alves de Almeida Ramos (Autor), Sílvia Maria Agatti Lüdorf (Autor).
Em Cadernos de História da Educação v. 16, n 2, 2017. Da página 592 a 598
Resumo
Trata-se de uma notícia sobre projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em conjunto pelo Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) e pelo Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Pretende-se, dessa forma, fornecer subsídios para que os visitantes e pesquisadores do CEME o percebam como um local de ensino, aprendizagem e de variadas narrativas.
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, D. Da terceira margem eu so(u)rrio: sobre história e invenção. In:______. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. São Paulo: EDUSC, p. 19-39, 2007.
DELGADO, L. História oral: memória tempo e identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de janeiro: FGV, 1996.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
LOZANO, J. Prática e Estilos de Pesquisa Histórica Oral Contemporânea. IN: AMADO, J. & FERREIRA, M. (orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
MACHADO, A. Cultura, ciência e política: olhares sobre a história da criação dos museus no Brasil. In: FIGUEIREDO, B.; VIDAL, D. (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumento; Brasília: CNPq, 2005.
MOREIRA, A.; SILVA, T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: ____ (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
NORONHA, O. Historiografia das instituições escolares: contribuição ao debate metodológico. In: NASCIMENTO, M.I.M.; SANDANO,W; LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D. (Org.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, UNISO, UEPG, v. 1, p. 75-94, 2007.
OLEIRO, M. Apresentação. In: SEMEDO, A.; LOPES, J. Museus, discursos e representações. Porto: Edição Apontamento, 2005.
PADRÓ, C. Educación en museos: presentaciones y discursos. In: SEMEDO, A.; LOPES, J. Museus, discursos e representações. Porto: Edição Apontamento, 2005.
POPKEWITZ, T. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SANFELICE, J. História das Instituições Escolares. In: NASCIMENTO, M.; SANDANO,W; LOMBARDI, J.; SAVIANI, D. (Org.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. 1ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, UNISO, UEPG, v. 1, p. 75-94, 2007.
SILVA, J.; LEMOS, D. A História da Educação e os Desafios de Investigar Outros Presentes: algumas aproximações. In: FERREIRA, M; XAVIER, L; CARVALHO, F. (Org.). História do Currículo e História da Educação: interfaces e diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, v. 1, p. 61-86, 2013.