Fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos
Por Valmor Ramos (Autor), Carine Collet (Autor), Jessica Dias Cardoso (Autor), Rodolfo Silva da Rosa (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Leonardo Ristow (Autor), Ana Flávia Backes (Autor).
Resumo
OBJETIVO: Analisar as fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos.
MÉTODOS: Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa a partir de estudo de casos múltiplos. Realizou-se a análise de planos de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro futuros professores de uma universidade pública no sul do Brasil. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. Foram adotadas categorias e subcategorias a priori: planejamento (base teórica e propósitos) e avaliação (compreensão de como os estudantes aprendem; formas de avaliação de aprendizagem e avaliação do ensino) e a posteriori: contextos e situações de aprendizagem.
RESULTADOS: As experiências no contexto universitário foram fontes importantes para as crenças sobre o planejamento e a avaliação do ensino, em especial, as orientações pedagógicas e as práticas de ensino. Já as experiências com a avaliação enquanto estudantes, influenciaram nas crenças sobre os meios de avaliação.
CONCLUSÃO: As experiências provenientes do contexto universitário contribuíram para a construção de crenças sobre o planejamento e as experiências diretas no contexto escolar impactaram na avaliação da aprendizagem.