Formação Continuada com Educadoras/es: Perspectivas e Possibilidades de (des)construir Diálogos Sobre Corpo, Gênero e Sexualidade em Escolas Públicas de Goiânia/go
Por Aline da Silva Nicolino (Autor), Aline Rodrigues Bernardo (Autor), Bruno Oliveira Silva (Autor), Jaciara Oliveira Leite (Autor), Lara Wanderley (Autor), Moisés Sipriano de Resende (Autor), Rosirene Campelo Santos (Autor), Valleria Araujo Oliveira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
As análises e resultados apresentados referem-se à pesquisa financiada pelo CNPq, edital n° 57/2008, realizada com professoras/es, gestoras/es e estudantes de escolas públicas de Goiânia/GO, com a finalidade de identificar, problematizar e analisar as discussões e o trato pedagógico referente às questões de corpo, gênero e sexualidade no contexto escolar, por meio da formação continuada com educadoras/es. Seguiu as seguintes etapas metodológicas: pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de caráter humanista, valendo-nos de técnicas de observação participante e diário de campo, questionários e oficinas de formação continuada. As interpretações e análises priorizam, neste momento, as informações das oficinas de formação com docentes e gestoras/es, sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, elaboradas e desenvolvidas a partir dos temas geradores extraídos dos questionários, expressando necessidades e demandas de cada realidade. As oficinas possibilitaram o diálogo, problematização e reflexão de concepções e linguagens sobre tais temas, estabelecendo relações com o cotidiano escolar e a prática pedagógica das/os professoras/e. Concluímos, assim, que tais questões são emergenciais e necessitam ser amplamente discutidas na escola, visto que esse espaço é fundamental para dialogar, refletir e problematizar sobre tais questões objetivando a formação de estudantes críticos, autônomos e emancipados.