Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as percepções sobre o conceito de inclusão que estudantes participantes da primeira turma do curso de pós-graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva apresentavam em suas justificativas de ingresso no curso. Partiu-se de uma perspectiva teórica que entende inclusão como um conceito processual, amplo, infindável e dialético em relação à exclusão, considerada como proposta de plena participação de todos e todas dentro do contexto social e educacional, contemplando suas singularidades e diversos caminhos para a aprendizagem. Metodologicamente, foi adotada a abordagem de análise documental e de conteúdo, numa pesquisa quali-quantitativa, analisando as justificativas de 30 estudantes participantes do curso.Foi observado que uma significativa parcela dos estudantes pesquisados não possuíam uma visão ampla sobre a inclusão; além disso, as respostas evidenciam o objetivo de formação para a melhoria das práticas, como oportunizador de qualidade profissional, especialmente possível num curso gratuito. Concluiu-se com esse estudo que é fundamental o incentivo a formação continuada e a luta pela valorização de cursos de pós-graduação gratuitos, democráticos e de qualidade nas Universidades públicas.

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