Formação Continuada em Projetos e Programas Sociais Esportivos: Um Estudo de Caso
Por Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Fabiane Castilho Teixeira (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Alberto Reinaldo Reppold Filho (Autor).
Em Movimento v. 22, n 3, 2016. Da página 901 a 916
Resumo
Esta pesquisa descritiva e documental objetivou analisar o processo de formação continuada do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte brasileiro. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários eletrônicos, respondidos por 23 coordenadores pedagógicos, 267 professores e 198 monitores de esportes de entidades convenentes, e na consulta a documentos internos da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Sob o apontamento e a análise de aspectos positivos e negativos, verificou-se efetividade no processo de formação continuada, deflagrado na capacitação pedagógica e amparado pelo material didático disponibilizado aos recursos humanos atuantes no programa.