Resumo

Este estudo tem como objetivo geral estruturar um processo experimental de
formação continuada colaborativa entre os/as professores/as de EF da rede pública, do Ensino Fundamental II, da cidade de Caravelas, Bahia. Especificamente buscamos: a) realizar levantamento das práticas pedagógicas nas aulas de EF do Fundamental II das escolas públicas do município; b) elaborar e desenvolver com os/as professores/as uma proposta experimental de formação continuada com base nas perspectivas críticas da EF escolar; c) Analisar possíveis influências da formação continuada nas práticas pedagógicas dos/as professores/as; d) sensibilizar o poder executivo de Caravelas/BA sobre a importância da necessidade de formações continuadas específicas para os/as professores/as de EF por meio da criação e da publicação de um blog com relatos de experiências e conteúdos relativos às práticas vivenciadas. A pesquisa embasou-se metodologicamente nos princípios da pesquisa participante. Todos os dados produzidos pelos atores da pesquisa partem de um processo de interação constante entre os pares, com vistas à reflexão sobre suas práticas pedagógicas e as possíveis influências de formações
ante a essas reflexões. A análise teve como referência estudos de autores como Huberman (2000), que nos traz possíveis influências do ciclo de vida profissional dos docentes; Zeichener (1998, 2008) e Schön (1992), que trazem o debate das formações fundamentadas em uma práxis pedagógica baseada no processo de ação-reflexão-ação; Candau (1996) que contribui nas discussões acerca da escola como locus de formação continuada e a valorização do saber docente e; Figueiredo (2004) que considera as influencias das experiências sóciocorporais na forma de atuação dos docentes. As percepções conclusivas indicam que as formações continuadas, com vistas à estimulação da reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma colaborativa é uma via possível de trabalho no contexto apresentado no município. Aponta que a política de gestão da Secretaria de Educação e Desporto de Caravelas/BA, como um fator determinante na limitação das possibilidades de articulação do coletivo docente. Por fim, aproxima os docentes de Educação Física de forma colaborativa da pesquisa na tentativa de estimular envolvimento e cumplicidade como protagonistas da formação continuada.

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