Resumo

Introdução: O ensino das lutas na Educação Física escolar ainda enfrenta preconceitos e paradigmas que precisam ser desconstruídos cada vez mais. Os documentos normativos, já apresentam esses conteúdos na perspectiva de o docente instigar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências. Porém a falta de Formações Continuadas que possam propor um ambiente de discussão sobre a importância das lutas na escola, ainda é um ponto dificultador. Objetivo: Realizar uma Orientação Técnica para discutir os pressupostos didáticos e metodológicos para o ensino das lutas com base nas Atuais Tendências em Pedagogia do Esporte. Desenvolvimento: Foi realizado uma orientação técnica com 56 professores que atuam em uma das 91 diretorias de ensino do estado de São Paulo para discutir propostas de ensino das lutas. A atividade contou com momentos de discussão sobre os referenciais teóricos que seriam abordados na Orientação Técnica ( OT), os docentes tiveram momentos para relatar as suas dificuldades de trabalhar com as práticas de lutas, na sequência foi apresentado os Jogos/Lutas com base nas Atuais tendencias em pedagogia do esporte como sugestão para o ensino nas aulas de Educação Física escolar. As vivências aconteceram e os docentes que já trabalham com lutas tiveram a oportunidade de contribuir para o momento de formação. Após a realização do evento os docentes começaram a enviar evidências de prática de lutas realizadas na escola. Sugestões: A partir do relato dos próprios docentes percebeuse que a formação para o ensino de lutas contribuiu para o desenvolvimento das propostas na Educação Física escolar, sugere-se que outras formações continuadas sobre lutas aconteçam na rede pública de São Paulo.

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