Resumo

Com a intenção de sistematizar um programa de formação permanente de professores de educação fisica, a equipe de ensino da GERE/Recife Norte realizou um programa de trabalho pedagógico, no ano de 2003, através da perspectiva histórico-social vislumbrando uma formação continuada de professores respeitando-os a partir de sua prática docente. Nesse sentido, esse plano procurou trazer algumas reflexões teóricas discutidas coletivamente. Em um primeiro momento, foram realizadas discussões, baseadas nas idéias de Vygotski, Paulo Freire, Bourdie e alguns outros autores da teoria critica; e após um "consenso" tentou-se sistematizar a aplicação das idéias. Para um melhor entendimento desse plano, buscamos organizá-Io com uma introdução das idéias gerais e atividades realizadas desencadeadoras de reflexões. No sentido de vislumbrarmos os possíveis caminhos que conduzem à mudança da prática pedagógica do professor e especificamente do professor de educação fisica e de sua formação, foi útil aprofundarmos a análise da especificidade do trabalho docente através do instrumental histórico-social e das idéias de Vygotski, explicitando as relações contraditórias envolvidas nesse trabalho. O trabalho foi realizado com um reconhecimento de que o professor é sujeito de um fazer e um saber. O professor como sujeito da prática pedagógica, que centraliza a elaboração critica (ou a-critica) do saber na escola, que medializa a relação do aluno com o sistema social, que executa um trabalho prático permeado por significações ainda que concretizado numa rotina fragmentada. Sujeito de um fazer pedagógico que precisa ser respeitado em sua experiência e inteligência, em suas angústias e em seus questionamentos e compreendido em seus estereótipos e preconceitos. Sujeito que deve ser reconhecido como desempenhando papel central em
qualquer tentativa viável de revitalizar a escola1 (pública), pois se é sujeito é capaz de transformar a
realidade em que vive. Trata-se, como sugere Girox (1987) de dar a "voz" aos professores. Encara-Ios como seres pensantes. Intelectuais, e não executores. Reconhecer a importância de "valores, ideologias e princípios estruturadores que dão significado às histórias, às culturas e as subjetividades definidoras das atividades diárias dos educadores". Na nossa realidade, deparamos com algumas dificuldades para o exercício da profissão em nossas escolas públicas. Por um lado, enfrentamos dificuldades inerentes as condições fisicas e materiais das escolas, por outro, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para um melhor desempenho. Porém mesmo com essas dificuldades conseguimos realizar: três encontros de formação continuada, totalizando 120 professores de Educação Física lotados na GERE Recife Norte; Organizar um grupo de estudo sobre o conhecimento científico no campo da Educação Física com encontros quinzenais; Ampliar as discussões sobre os conteúdos específicos da Educação Física Escolar. Considerando esta pequena fundamentação realizada anteriormente e a experiência realizada durante o ano de 2003, apenas como um ponto de partida fundamental sobre a intencionalidade da ação educativa, acreditamos que o professor deve ser um profissional reflexivo, ou seja, que tenha a capacidade de refletir sobre sua prática, tomando sua experiência profissional como o referencial para esta reflexão e, assim, tomar as decisões sobre a prática (ação-reflexão-ação), na intenção de proporcionar uma melhoria efetiva na qualidade do ensino desta disciplina curricular obrigatória.

Acessar