Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e investigou a formação das políticas públicas sociais no âmbito do esporte e lazer e seus desdobramentos na política de formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte. Compreender como as políticas públicas sociais de esporte recreativo e de lazer repercutem nas ações dos formadores do PELC se constituiu no principal desafio investigativo. Para tanto, foi preciso reconhecer as principais referências teóricas sobre políticas públicas sociais, educação em espaço não-formal e aprofundar o diálogo com os estudos no campo da formação de educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso do tipo descritivo e que elegeu o levantamento documental, a entrevista semi-estruturada com os principais gestores do PELC e um questionário com os formadores do referido programa, como procedimentos metodológicos. Após o estudo, ficou evidente que a política pública em foco tem significativo potencial social e que setorialmente imprimiu importante avanço para a afirmação do esporte e lazer como direito do cidadão e dever do Estado. Contudo, as limitações orçamentárias, as contradições teóricometodológicas e a falta de transparência nos procedimentos, concorrem negativamente na política de formação do PELC. A ampliação do programa, a articulação intra e interministerial, a política de formação permanente dos educadores do lazer e a articulação com grupos de estudos e pesquisa são passos estratégicos indicados pela pesquisa.