Formação de Agentes Públicos Municipais de Esporte e Lazer
Por Andressa Peloi Bernabé (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor).
Resumo
O presente ensaio objetiva discutir a formação de agentes públicos municipais de esporte e lazer. Para tanto, discutimos criticamente a literatura produzida sobre gestão pública, gestores esportivos e formação em diálogo com as contribuições de Pierre Bourdieu acerca da educação e de Zarifian em relação ao conceito de competências. Debatemos como aspectos relevantes a serem considerados no processo de formação desses agentes: buscar a qualidade da gestão por meio da otimização dos recursos; preservar e dar utilidade aos recursos por meio do desenvolvimento sustentável; fomentar a participação popular; definir funções e responsabilidades frente aos objetivos propostos; ter domínio dos conhecimentos, técnicas e saberes próprios do esporte e do lazer e saber alinhá-los à realidade da comunidade; buscar a efetivação das políticas; refletir nas ações; desenvolver o princípio da formação política e social e o princípio do reconhecimento e da participação nos processo da gestão ampliada.
Referências
AMARAL, C. M. S.; BASTOS, F. C. O gestor esportivo no Brasil: revisão de publicações no país. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. 2015; 5: 68-78.
AMARAL, S. C. F.; KIKUCHI, D. M. Política pública de lazer em Suzano/SP: a concepção dos gestores. Licere. 2011; 14: 01-22.
ARAÚJO, S. M.; MOTA, M. A. A. C.; SILVA, M. M. S.; CARVALHO, M. S. P. Gestores e agentes sociais de esporte e lazer na Baixada Maranhense: um estudo dos recursos humanos para o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Porto Alegre, BR. Porto Alegre; 2007.
BERNABÉ, A. P.; NATALI, P. M. Formação e atuação de recreadores: o caso da equipe de recreação e lazer da cidade de Maringá-PR nos anos de 2001 a 2004. Licere. 2014; 17: 01-19.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Editora Zouk, 2006.
BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern e Guilherme F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007b.
BOURDIEU, P. Escrito de educação. Editora Vozes, 2 ed, 1999.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Tradução: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 9 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007a.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GALINDO, A. G. Esporte e lazer municipal: reflexões sobre as bases do planejamento e gestão pública. Revista do Plano Diretor Participativo do Município de Santana-AP. 2005; 1: 49-62.
GRUNENNVALDT, J. T.; GRUNENNVALDT, A. C. R.; LOPES DA SILVA, J. B.; BEBER, I. C. R. O esporte e lazer no município de Sinop-MT: um estudo de suas manifestações na cidade e no campo (2011). Encontro Anual da Rede Cedes. Brasília, BR. Brasília; 2014.
JAMIESON, L. Competency-Based Approaches to sport Management. Journal of Sport Management, Champaign. 1987; 01: 48-56.
JOAQUIM, B.A.; BATISTA, P.M.; CARVALHO, M. J. Revisão Sistemática sobre o perfil de competências do gestor desportivo. Movimento. 2011; 01; 255-79.
MARCELLINO, N. C. Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
MARCELLINO, N. C.; SAMPAIO, T. M. V.; CAPI, A. H. C.; SILVA, D. A. M. Políticas públicas de lazer – formação e desenvolvimento de pessoal: os casos de Campinas e Piracicaba-SP. Curitiba, PR: OPUS, 2007.
MARIN, E. C.; RIBAS, J. F. M.; SILVA, S.D.; FERREIRA DA SILVA, A. Análise dos protagonistas que facultam as manifestações de esporte e lazer da Região Central do estado do RS. XXI Enarel, 2009; Florianópolis, BR. Florianópolis: 2009.
MAZZEI, L.C.; BASTOS, F. C. (Orgs.) Gestão de esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Ícone, 2012.
MENDES, D. S.; RIBEIRO, S. D. D.; MEZZAROBA, C.; SANTOS, A. C.; ARAGÃO, P.; GARICA, L. C. P.; OLIVEIRA, T. S.; MENEZES DOS SANTOS, S. Projeto orla: análise preliminar dos equipamentos de esporte e lazer da praia de Atalaia em Aracaju/SE. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2010; Itajaí, BR. UIVALI: Itajaí: 2010.
MENEZES, V. G.; OLIVEIRA, A. M.; SOUZA, E. F. Gestão desportiva e política pública na região metropolitana de Recife. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2012; 26: 219-30.
MEZZADRI, F. M.; STAREPRAVO, F. A.; BASSO, D.; GUIMARÃES, L.; REIS, R. P. Políticas públicas para o esporte e o lazer nas cidades do estado do Paraná. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. (Orgs.) Esporte e Lazer: subsídios para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas. São Paulo: Fontoura; 2006.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2ª ed., 2003.
PINTOS, A.E.; PERIM, G. L. A responsabilidade social do gestor público do esporte e lazer. In: Tondin G, Vidal JR, Feix E. (Orgs.) Esporte e lazer no Brasil: divisão de responsabilidades entre os entes federativos. XXI Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer; Porto Alegre: Companhia Riograndense de Artes Gráficas; (CORAG), 2013.
SORIANO, J. B.; WINTERSTEIN, P. J. Limites e desafios para o estudo da intervenção profissional em educação física a partir da noção de competência. Revista Movimento. 2006; 12: 175-195.
TAVARES, A. L. As competências dos gestores públicos de esporte [dissertação]. Pedro Leopoldo (MG): Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, UNIPEL, 2010.
WERNECK, C. L. G. Lazer e formação profissional na sociedade atual: repensando os limites, os horizontes e os desafios para a área. Licere. 1998; 01: 47-65.
ZARIFIAN, P. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução: Eric Roland René Heneaut. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. Tradução: Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Atlas, 2001.