Resumo

Um dos propósitos para os quais foram criados os Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (SNFEJA) desenvolvidos no Brasil no período de 2006 a 2015 foi a análise de políticas em torno da formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, apesar dos avanços reconhecidos, ainda existem deficiências teórico-práticas que promovem a realização de políticas públicas voltadas para esses fins. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar algumas contribuições apresentadas no SNFEJA, em especial as três primeiras, que são tributadas para criar as bases necessárias para a configuração de políticas educacionais baseadas na formação do educador EJA. O artigo apresentado é resultado parcial de pesquisas mais abrangentes que visam moldar a história desses seminários. Para isso, foram revisadas algumas fontes bibliográficas que apoiam e abordam o assunto, essencialmente os textos compilados nos três primeiros seminários e entrevistas realizadas com seus coordenadores. Os resultados, reconhecendo as contribuições feitas nas diferentes contribuições analisadas, são considerados um tópico abordado de maneira dispersa e pouco sistematizada e alertam que o panorama qualitativo e quantitativo ainda é desafiador, portanto, a necessidade de continuar defendendo o tema nessa direção é latente.

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