Resumo

Introdução: O Beach Tennis (BT) é uma modalidade em ascensão no Brasil em diferentes contextos do esporte. No entanto, tal crescimento criou uma demanda de profissionais habilitados de conhecimentos e competências não apenas ao aspecto técnico e tático da modalidade, mas também, com aspectos socioculturais. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada de ministrar cursos de formação de professores e treinadores de BT em diferentes cidades do Estado de São Paulo. Desenvolvimento: notadamente, cursos de formações organizados por federações, confederações e empresas esportivas apresentam uma grande quantidade de inscritos, limitando a aprendizagem apenas à recepção da informação sem tempo planejado para reflexões e discussões que transcendam a técnica esportiva. Indo ao contrário deste tipo de curso, planejamos, sistematizamos e aplicamos nas cidades de Presidente Prudente, Birigui, Campinas e São Paulo, um curso de formação para uma menor quantidade de pessoas visando melhorar a qualidade do ensino e construção do conhecimento a partir da prática reflexiva, que visa por meio de atividades práticas ministradas pelo formador, serem problematizadas e discutidas na perspectiva da realidade pedagógica de professores/as e treinadores/as em formação. Os cursos foram ministrados com uma duração entre 6 e 8 horas com média de 16 participantes. Além da abordagem prática reflexiva, em um determinado momento do curso os professores/as e treinadores/as, a partir da mediação do professor/formador, foram colocados como protagonistas da prática pedagógica criando e ministrando atividades aos demais atores do curso. Sugestões: A partir das experiências vivenciadas sugerimos para cursos de formação em BT permitam que o processo de ensinoaprendizagem- treinamento seja pensado de maneira mais particular possível e que este cause reflexões à prática pedagógica cotidiana do professor/treinador em questão. Considerar o conhecimento prévio e contexto de atuação, garantir na carga horária momentos de reflexão e protagonismo parece oferecer experiências formativas mais impactantes

Acessar