Resumo

Introdução: Estudos têm sugerido que programas de formação de treinadores (PFT) universitários adotem uma abordagem de ensino centrado no aprendiz (ECA). Essa abordagem construtivista tem como objetivos principais equilibrar as dinâmicas de poder e de responsabilidade pela aprendizagem entre professores e estudantes, fomentando a autonomia discente e aprendizagem significativa. Objetivo: Investigar o desenvolvimento do ECA na formação universitária de estudantes-treinadores(as), na disciplina Treinador Desportivo, do curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, no ensino presencial (2018), e no ensino remoto emergencial (2020). Metodologia: Utilizamos a narrativa e a pesquisa-ação. Participaram a professora da disciplina, a pesquisadora, sete auxiliares docentes, e estudantes-treinadores(as) de 2018 e 2020. A pesquisadora registrou notas em diário de bordo e manteve conversas crítico-reflexivas com a professora. Os(as) estudantes-treinadores(as) responderam a questionários acerca de suas trajetórias esportivas e suas percepções sobre a disciplina. Determinados estudantes-treinadores(as) participaram de grupos focais (GF) para opinarem sobre o ECA na disciplina. Analisamos via análise temática. Resultados: O desenvolvimento do ECA foi complexo, especialmente pelas dificuldades da pesquisadora na apropriação dos princípios. Em ambos os anos, os(as) estudantestreinadores(as) perceberam uma aproximação da formação à realidade prática, contribuindo com a motivação e aprendizagem significativa, mesmo em ambientes de ensino diferentes. Em 2020, o foco no ambiente propício à aprendizagem e o estímulo à assunção da responsabilidade pela aprendizagem por parte dos(as) estudantestreinadores(as), potencializou as habilidades reflexivas e de aprendizagem autodirigida. Quanto ao ensino remoto, os benefícios percebidos foram similares, mas surgiram questões de acessibilidade, usabilidade, distrações e estresse. Conclusões: O fornecimento de feedbacks individualizados ao longo da disciplina, o suporte docente quanto ao uso das tecnologias digitais, a disponibilização de ferramentas apropriadas pela instituição, e a colaboração entre docentes e discentes em senso de comunidade, foram fatores de apoio para a percepção positiva do ECA pelos(as) estudantes-treinadores(as).