Resumo
Este estudo trata de compreender a relação entre a formação docente e a composição dos saberes experienciais (SE) de professores/as de Educação Física (EF) que trabalham no Instituto Federal do Piauí (IFPI). A pesquisa teve como objetivos descrever os tempos e espaços de formação desses/as docentes; identificar quais são os seus SE; analisar os processos de construção e mobilização desses saberes, além de identificar como os saberes da formação são ressignificados por eles/as em seu trabalho cotidiano na escola. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com características etnográficas, que está fundamentado nos saberes docentes e na epistemologia da prática profissional proposta por Tardif (2014). O trabalho de campo foi realizado de abril a agosto de 2019, em dois campi do IFPI. A população foi composta por seis professores/as de EF pertencentes ao quadro efetivo dessa instituição de ensino. Foram utilizados como instrumentos de investigação a entrevista, a observação participante, a ficha de observação etnográfica e o diário de campo. Além das entrevistas narrativas e semiestruturadas, foi feita a observação das aulas de EF, dos treinamentos esportivos e das demais atividades pedagógicas realizadas pelos/as colaboradores/as na escola. Para a análise das informações, utilizamos a análise de conteúdo, do tipo categorial temática, descrita por Minayo (2009). Os dados obtidos revelam que os SE dos/as professores/as compreendem a modificação nas formas de avaliar os/as estudantes, o trato pedagógico do esporte como conteúdo de ensino da EF escolar, a contextualização dos conteúdos ministrados, a escolha por atividades cognitivas, os aspectos humanos e afetivos- sociais no tratamento com os/as estudantes, a realização do planejamento participativo, a mudança de atitudes e práticas relacionadas a questões de gênero e sexualidade, a utilização de música durante as aulas, a elaboração e ampliação do repertório de atividades de ensino, o uso de tecnologias e mídias sociais como ferramentas educativas e a aprendizagem com os/as pares. Esses saberes estão associados aos conhecimentos, competências, habilidades, disposições, habitus e valores adquiridos pelos/as docentes ao longo de sua trajetória pessoal, escolar, acadêmica e profissional, sobretudo com a formação continuada, com o tempo de inserção no magistério e com a experiência de trabalho na educação, e aparecem como o núcleo de referência para as práticas pedagógicas adotadas por eles/as em suas aulas e treinos no IFPI.