Formação e Atuação Docente em Ginástica nas Universidades Públicas da Região Norte do Brasil
Por Fernanda Raffi Menegaldo (Autor), Laurita Marconi Schiavon (Autor), Tamiris Lima Patrício (Autor), Camila Sanchez Milani (Autor), Hugo Lopes de Oliveira (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Resumo
Este estudo objetivou mapear a formação e atuação acadêmica de docentes que atuam na área da Ginástica nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Norte. Para isso, foram analisados websites e documentos oficiais de nove IES, além do Currículo Lattes de 24 docentes destas instituições. Os dados indicam, em geral, a atuação de docentes não-especialistas em Ginástica, isto é, com formação acadêmica em áreas distintas. Ademais, o número de publicações científicas sobre Ginástica se mostra tímido quando comparado a outras regiões brasileiras. Sobre orientações e ações extensionistas, há um número expressivo de atividades, porém concentradas em poucas IES, com destaque para UFAM, UEPA e UFPA. Por fim, identificamos maior envolvimento em ações – Ensino, Pesquisa e Extensão – das modalidades Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, o que corrobora a produção de literatura.
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