Formação e Atuação no âmbito das Atividades Físicas de Aventura
Por Marlon Teodoro Silva (Autor), Ana Claúdia Porfírio Couto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente estudo surge com o desejo de entender as aproximações e os distanciamentos presentes nos processos de formação e atuação profissional no âmbito das Atividades Físicas de Aventura. Duas questões servem como norte para consolidar o direcionamento dessa pesquisa: 1) Em que medida o professor da instituição de nível superior influencia na inserção do profissional de Educação Física no mercado de trabalho das AFANS2 ? 2) Qual é o perfil profissional valorizado pelos gestores que contratam pessoas para trabalhar no âmbito das AFANS? Caminhando no sentido de obter respostas, foi construído o objetivo geral desse estudo que é investigar as aproximações e os distanciamentos existentes entre as instituições de ensino superior e o mercado de trabalho inerente às AFANS em Belo Horizonte. Além disso, foram definidos como objetivos específicos investigar em que medida os professores responsáveis pelos processos de formação influenciam na inserção dos profissionais de Educação Física nas AFANS e o que os gestores entendem como perfil profissional ideal para atuar nesse campo.