Formação Inicial do Professor de Educação Física e as Questões de Gênero
Por Tainá Pereira (Autor), Ana Lúcia Cardoso (Autor), Bruna Carolini de Bona (Autor), Denis Correia Ferminio (Autor), Priscilla Semonetti Pizzetti (Autor), Viviane Ribeiro Pereira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O estudo surgiu das dificuldades postas pelas “questões de gênero” durante o Estágio Obrigatório (EO), relatadas por acadêmicos nos Seminários de Estágio do Curso Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O objetivo geral foi identificar se as questões de gênero se caracterizaram como limite na prática pedagógica da Educação Física, numa perspectiva crítica, durante o EO. Desenvolvemos uma pesquisa de campo, com acadêmicos matriculados na disciplina de Estágio IV, no semestre 2016/2, aprovados nos estágios I, II e III do curso de EF da UNESC. Como instrumento elaborou-se um questionário, respondido por dezoito dos vinte e dois acadêmicos matriculados.