Formação Inicial e Continuada em Educação Física: Desafios Para a área da Saúde Pública

Por Ana Paula Costa (Autor),

Parte de Educação Permanente em Saúde: Saberes, Trajetórias e Formação . páginas 80

Resumo

Nos últimos anos, as políticas públicas de promoção da saúde e enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) vêm enfatizando o papel da atividade física na produção do cuidado em saúde. Neste contexto, surge a demanda por formação qualificada do Profissional de Educação Física (PEF) para atuação neste campo no Brasil. O objetivo deste capítulo é analisar os desafios na formação inicial e continuada do PEF, considerando as demandas para a atuação na Saúde Pública do município de Maceió, Alagoas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com profissionais da área aprovados em concurso público e atuantes há mais de dois anos na área da Saúde Pública. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os dados da pesquisa de campo apontam para um currículo de graduação em EF que ainda não oferece o suporte necessário para a atuação do PEF na Saúde Pública. Os desafios enfrentados por estes profissionais abarcam o trabalho com a equipe multiprofissional, as ações intersetoriais e conhecimentos sobre atividades físicas voltadas à produção de cuidado em saúde. Por outro lado, observa-se um discreto movimento de mudança curricular, a partir da reflexão do PEF sobre sua intervenção na área da saúde. No entanto, este ainda é um campo merecedor de investigações e formação continuada, a fim de se desenvolver a competência necessária para atuação, frente às demandas da Saúde Pública. Palavras-chave: Educação Física; Formação Profissional; Saúde Pública