Resumo

Com o acelerado desenvolvimento da produção científica, resultado do crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, a produção do conhecimento na área da educação física tem sido foco de diversos estudos, os quais apresentam preocupação com o que vem sendo produzido na área, tomando por foco diferentes eixos temáticos. O recorte dessa pesquisa centrou-se na análise da produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em educação física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. De caráter bibliográfico, a amostra final da pesquisa contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva e documental foram utilizadas com maior frequência. Os resultados evidenciaram que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas. No que se refere ao volume da produção sobre formação inicial e currículo, este apresentou pouca representatividade, principalmente quando comparamos com a amostra total de teses e dissertações. Conclui-se que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como nota-se a importância da produção científica na área da Educação Física avançar nos estudos propositivos.

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