Resumo

Os objetivos desta pesquisa são investigar qual é o significado da experiência do laboratório didático na formação profissional de estudantes-professores e os conhecimentos que os estudantes-professores aprendem e mobilizam mediante a experiência do laboratório didático em sua formação profissional em contexto escolar. Participaram desta pesquisa 10 estudantes (04 do sexo feminino e 06 do sexo masculino) pertencentes a um curso de Licenciatura em Educação Física do Município de São Paulo e que cursaram a disciplina de Educação Física na Educação Infantil I e II, pertencentes ao 5º e 6º semestres letivos. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista com grupo focal (gravada e transcrita), tendo sido realizada ao término da intervenção na escola campo e ao final do ano letivo na Universidade. Para tanto, utilizou-se um roteiro de questões norteadoras para as entrevistas com os grupos focais (n=5). A análise dos dados foi conduzida por intermédio da Análise de Conteúdo, adotando-se a perspectiva hermenêutica como referência de análise da estrutura interna de cada categoria e suas relações. Os dados apontam que a experiência do laboratório didático foi significativa para a formação profissional dos estudantes-professores à medida que entrelaçavam os aprendizados advindos das disciplinas universitárias às situações e problemas vivenciados na escola campo. Ainda, desvelam a importância do fortalecimento e edificação de uma base de conhecimentos consistentes, que possibilite ao estudante-professor, frente a diferentes demandas que a prática profissional lhe impõe, mobilizar conhecimentos para uma ação contextualizada do problema enfrentado, permitindo a análise e a compreensão do caso, assim como a reconstrução de sua prática para uma ação que ainda está por vir

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