Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear a estrutura e o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura de uma IES pública do Norte do Paraná e sua relação com a futura atuação profissional. Utilizou-se a metodologia do tipo descritiva de característica qualitativa. Os cursos de licenciatura integrantes da pesquisa são Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), História e Pedagogia. O total de sujeitos foi de 142, dos quais 130 eram estagiários, seis eram coordenadores de estágio e seis professores supervisores. Os instrumentos para a coleta de dados se prenderam à entrevista semiestruturada e a um questionário com questões fechadas e abertas. Os dados foram tratados a partir da análise estatística descritiva e por meio da metodologia análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, apesar de não haver um padrão a ser seguido por todas as licenciaturas no que diz respeito à organização do estágio, há aproximações entre a percepção dos sujeitos no que se refere aos seguintes aspectos: a necessidade de maior relação entre as disciplinas do curso e as exigências de sala de aula; a importância do acompanhamento e visitas dos orientadores às escolas; o entendimento de que o estágio contribui para a formação docente, mas que ainda falta maior preparação dos discentes para enfrentar a realidade escolar; o domínio de conteúdo como foco da avaliação dos professores supervisores e a elaboração do plano de aula para os orientadores; a falta de tempo para os orientadores supervisionarem todos os estagiários; e a necessidade de maior auxílio dos orientadores quanto à escolha e organização dos conteúdos a serem trabalhados nas regências. Já os distanciamentos entre as respostas referem-se aos seguintes aspectos: a periodicidade das visitas às escolas realizadas pelos orientadores; a visão dos discentes sobre as disciplinas que mais os ajudaram nas ações no estágio; os motivos pelos quais os professores supervisores apreciam ou não receber estagiários em suas turmas; e a forma de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado. Percebe-se que algumas dificuldades são comuns entre todas as licenciaturas pesquisadas, e incluem: o baixo número de professores disponível nos departamentos para orientar estagiários; a falta de tempo para o acompanhamento das ações; o distanciamento entre universidade e a escola; a falta de comprometimento de alguns discentes para com sua formação; a avaliação reduzida dos planos de aula; e o excesso de trabalho dos coordenadores, professores supervisores e orientadores, o que dificulta o acompanhamento profícuo dos estágios. Por fim, entende-se que seja necessário organizar momentos específicos que envolvam coordenadores de estágio, orientadores, professores supervisores e estagiários, favorecendo a preparação para a futura atuação docente.

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