Formação Profissional e Currículo: o Curso de Técnico em Lazer do Centro de Educação Profissional do Amapá
Por Hélder Ferreira Isayama (Autor), Carla Augusta Nogueira Lima e Santos (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esse artigo traz as análises da dissertação de mestrado intitulada “O Currículo dos cursos Técnicos de Lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional” que teve o objetivo de diagnosticar e analisar o perfil de formação profissional, através do estudo de caso do Centro de Educação Profissional do Amapá (CEPA) que oferece curso técnico em lazer. A partir das análises percebemos que o CEPA apresenta como objetivo a ideia de formar técnicos em lazer para atenderem a demanda do mercado, no entanto, foi possível perceber que a abordagem atribuída ao lazer não se restringe ao conceito de “mercadoria a ser consumida”. Nesse sentido, foi identificado uma preocupação em produzir e ministrar conhecimentos para além das competências técnicas no intuito de uma formação mais cidadã. O incentivo à pesquisa e à formação cultural dos sujeitos, apesar de serem destacadas como importantes, podem não acontecer em função da reduzida carga horária do curso (840 horas). Sendo assim, o presente estudo surge como uma reflexão no sentido de ampliar o debate, auxiliar na compreensão da formação profissional em lazer e estimular ações coletivas no processo de construção curricular dos cursos técnicos de lazer.