Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a construção da identidade docente em Professores em Formação Inicial(PFIs) do curso de Licenciatura em Educação Físicada Universidade Federal da Paraíba, a partir dos contextos da socialização pré-profissional e o Estágio Supervisionado. Na socialização pré-profissional compreendemos como as práticas corporais e a trajetória escolar influenciaram a escolha profissional e contribuíram para a construção da identidade docente. No Estágio Supervisionado, locus significativo de (re)construção identitária, compreendemos como os PFIs se inseriram na dinâmica do trabalho docente, assumindo a função de professor. Numa pesquisa do tipo colaborativa, de abordagem qualitativa, investigamos 8 PFIs. As fontes de informação foram provenientes das produções textuais dos PFIs (Narrativa de Formação e o Relatório Reflexivo) e dos seus depoimentos (Entrevistas e Grupos Dialogais); informações tratadas pela Análise de Conteúdo. As informações sobre a socialização pré- profissional nos permitiu evidenciar um quadro de referências que influenciaram a escolha profissional, a ação e concepção pedagógica dos PFIs. Com a experiência do Estágio Supervisionado, os PFIs ressignificam a identidade por meio da construção de saberes para o trabalho docente e pela sua forma de ser e agir como professores, contudo, esta ressignificação é mediada por um trabalho colaborativo, que envolve professores (coordenador, supervisor, colaborador) e colegas estagiários. Identificamos que esta rede se caracteriza pelos elementos de reflexão, afeto e diálogo, constituindo-se o suporte necessário para construção da identidade docente.  
 

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