Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção que os egressos da UFBA têm da interferência dos sistemas de estilos pedagógicos dos docentes sobre a formação acadêmica e o exercício profissional no mundo do trabalho. A partir dos debates da área de currículo e formação profissional buscou-se contextualizar as políticas educacionais do mundo globalizado nos diversos processos históricos de formação acadêmica e exercício profissional na Educação Física brasileira. Configurado como um Estudo de Caso, investiu seus interesses metodológicos numa unidade de análise, o curso de licenciatura em Educação Física da UFBA. Utilizou-se de análise documental e de uma entrevista semi-estruturada, mediada por um questionário disponibilizado na internet, que serviu para a escuta dos principais sujeitos da pesquisa, os egressos das cinco primeiras turmas. Essa investigação detectou que parte diminuta dos docentes foi responsável pelas principais marcas do processo de formação acadêmica e exercício profissional. Com eles ocorreu um processo de aprendizado muito particular, aqui chamado de currículo marginal, que operou na superação das limitações de uma formação que tinha no projeto político-pedagógico uma matriz teórico-filosófica progressista (RES. 03/87), mas na estrutura curricular das disciplinas, na infra-estrutura física e no quadro docente um modelo de formação oriundo da Resolução 69/69.

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