Formação Profissional em Educação Física: Um Estudo Sobre a Inserção das Mídias na Pós-graduação Stricto-sensu da Universidade de Brasília.
Por Alfredo Feres (Autor), Alessandra Coimbra (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente artigo é resultado da dissertação apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, no 1º semestre de 2009, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar as possíveis repercussões da disciplina de Mídias, Educação e Educação Física, do curso de pós-graduação stricto-sensu da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Por se tratar de uma pesquisa-participante, a observação e a gravação das aulas foram essenciais ao processo, pois nos permitiu captar todos os momentos de debates, o que possibilitou mais rigor e distanciamento, favorecendo a análise crítico-reflexiva. Durante a análise dos dados, observamos que houve, por parte dos alunos investigados, uma melhor percepção quanto à necessidade, possibilidade e finalidade do tema "mídias" ser instituído na formação acadêmica do profissional de Educação Física. Sugerimos ao final deste estudo a criação de um laboratório de mídias na Faculdade de Educação Física no intuito de ampliar as discussões sobre os meios de comunicação dentro da instituição. A população investigada trouxe contribuições relevantes e bastante significativas no que diz respeito à melhoria e visibilidade da disciplina na instituição à qual pertence.