Resumo

REFERÊNCIAS

ANTUNES, A. C. Mercado de trabalho de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Motriz, Rio Claro, SP, v. 10, n. 10, p. 141-149, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União. Brasília-DF, 1987.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 4. Mar. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 2. Jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 2. Set. 1998

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CONFEF. Estatuto do Conselho Federal de Educação Física, 2010. Disponível em: http://www.confef.org.br/confef/conteudo/471 Acesso em: 24 out. 2017.

FREITAS, Washington D.F. A importância do profissional de educação física na orientação da musculação. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física – Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2013.

MONTEIRO, Luciana Z. Perfil da Atuação do Profissional de Educação Física junto aos portadores de Diabetes Mellitus nas Academias de Ginástica de Fortaleza. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Saúde) – UNIFOR, Fortaleza, 2006.

NAHAS, Markus V. Atividade, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina, PR: Midiograf, 2001.

NOZAKI, Hajime T. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão.2004. 399 f. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

PALMA, Alexandre et al. Trabalho e saúde: o caso dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica. Cadernos IPUB (UFRJ), Rio de Janeiro, v. XIII, p. 11-30, 2007.

PRONI, Marcelo. W. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Motriz, Rio Claro, SP, v.16, n.3, p.788-798, jul./set., 2010.

RIBEIRO, Silvia R. Perspectivas de atuação do profissional de educação física: perfil de habilidades no atual contexto de mercado e formação inicial. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 13., 2018. Anais [...] – São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2008.

SIMON, Felipe C. Técnica de Musculação: guia passo a passo totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2007.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Josiane Vieira; BASTOS, Thaisnara Priscila Franco; OLIVEIRA, Maria de Fatima Alves. Perfil dos alunos universitários dos cursos de educação física e fisioterapia em relação à alimentação e a atividade física. Práxis, v. 6, n. 11, p. 103-113, 2014.

VAGO, Tarcísio M. Início e fim do século XX: Maneiras de fazer educação física na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Ago. 1999.

VELOSO, Waldir P. Metodologia do Trabalho Científico: normas técnicas para a redação de trabalho científico. 2. ed. Curitiba: Jaruá, 2011.

Acessar