Resumo

O estudo objetiva comparar e analisar o tempo de treinamento no futebol e a rotina escolar diária de jovens espanhóis e brasileiros. Trabalhamos com a hipótese que o tempo dedicado aos treinamentos pode concorrer com as demandas do processo de escolarização. Realizamos um survey em ambos os países com jovens de idade entre 14 e 20 anos, que competem na primeira divisão de suas respectivas categorias. Os dados da pesquisa sugerem que em ambos os países o futebol não é um empecilho para a permanência na escola. A carga de trabalho média (treinamentos, jogos, deslocamentos e escola) dos atletas da cidade do Rio de Janeiro (Brasil) é superior (18%) a observada nos atletas de Castilla y León (Espanha). Nos clubes espanhóis, a carga horária semanal destinada aos treinamentos no futebol corresponde a 27% do tempo de atividades do jovem; no Brasil temos 52% do tempo destinados aos treinamentos e jogos. Os dados sugerem uma inversão de prioridades, pelo menos do ponto de vista do investimento de tempo, quando comparamos os dois contextos.

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