Resumo

Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado, investigou a formação docente na área de educação física na educação infantil. No contexto da abordagem qualitativa, definiu como lócus o Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, promovido pelo Paideia/UFRN e teve como sujeitos vinte e três professoras. Para a construção/sistematização dos dados, utilizou entrevista e análise documental. Os dados privilegiaram reflexões sobre a criação de novos significados/sentidos relacionados aos saberes/fazeres da Educação Física. Os resultados refletem a necessidade/busca pela melhoria da formação docente, visando ao aprimoramento da prática educativa. Evidenciou-se que as interlocuções com os pares, os formadores e outros profissionais, foram indicadas pela maioria das cursistas como momentos relevantes para ressignificação dos saberes. Em relação à Educação Física, verificou-se que a participação no curso investigado proporcionou reconhecer essa prática pedagógica como componente curricular e sua importância da inclusão das suas especificidades no planejamento pedagógico. Dessas elaborações, conclui-se que conhecer as perspectivas dos professores sobre formação continuada poderá contribuir para o debate teórico-metodológico no campo da formação e para a criação de novas ações, propiciadoras de novas formas de atuação no contexto do trabalho.

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