Fotojornalismo Esportivo e a Cobertura Imagética da Derrota: Uma Análise das Representações do Brasil 1 X 7 na Copa do Mundo de 2014
Por Neide Maria Carlos (Autor), José Carlos Marques (Autor).
Em XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O futebol está inserido na cultura brasileira como um espaço simbólico de representação social. Relevante fenômeno de audiência, ocupa espaços ainda mais significativos durante a realização de uma Copa do Mundo. Dessa forma, a derrota em um Mundial pode revelar conflitos próprios da nossa sociedade. Nesse contexto, o fotojornalismo esportivo se constitui em relevante recurso de informação dos fatos que envolvem esse esporte. O presente trabalho propõe uma análise do discurso construído através do jornalismo impresso, tomando como ponto de partida o documento fotográfico. Buscando identificar possíveis recorrências discursivas, foram selecionadas três capas de jornais impressos que retrataram a derrota da seleção brasileira em diferentes momentos de sua história a serem analisadas como possíveis referências aos discursos utilizados para compor as capas da derrota de 2014, a eliminação do Brasil pela Alemanha.