Frozen Bananas: Esporte, Mídia e Identidade Brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno
Por Otávio Guimarães Tavares da Silva (Autor), Antonio Jorge Gonçalves Soares (Autor), Thiago L. Bartholo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 29, n 1, 2007. Da página 193 a 208
Resumo
Qual a “gramática de identidade” que a mídia usa para engendrar a identidade nacional brasileira por meio do esporte? O objetivo deste trabalho é analisar essa questão tendo como objeto a cobertura da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Para esse fim, foi feita uma análise hermenêutica de 25 reportagens do jornal Folha de S.Paulo publicadas entre os dias 3 e 25 de fevereiro de 2002. Foi possível perceber a dificuldade de estabelecimento de um signo icônico de identificação, a ênfase nas idéias de acaso e improvisação e a presença de marcos simbólicos de identidade ambivalentes estruturados segundo uma idéia de hierarquias. Esses elementos permitem pensar a respeito da complexidade formativa da identidade nacional brasileira