Funções Cognitivas de Estudantes Praticantes de Vela
Por Felipe Beltran Alencar (Autor), Gustavo Duarte Couto (Autor), Filipe de Aquino Azevedo (Autor), Murilo Khede Lamego (Autor), Alexandre Motta de Freitas (Autor), Sergio Machado (Autor), Sandro Legey (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A vela como modalidade esportiva promove benefícios para a formação psicomotora. Para navegar é preciso levar em conta muitas variáveis como direção e intensidade do vento, correnteza, maré, ondulação entre outras, estimulando as funções cognitivas das crianças. Objetivo: Analisar se os escolares que praticam a modalidade vela apresentam melhores resultados nas funções cognitivas em relação aos praticantes de musculação. Métodos: Foram avaliados 20 alunos com média de idade de 13,30 anos praticantes de vela e de musculação nos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio, RJ. A função cognitiva foi encontrada através do tempo e do número de acertos em cada uma das Tarefas do Stroop test. O teste t de Student foi utilizado para comparação das médias entre os grupos. Adotou-se o valor de p < 0,05 para a significância estatística. Os tamanhos de efeito foram calculados e classificados como mínimo para pequeno (d < 0,2), pequeno a moderado (d = 0,2 - 0,5), moderado a grande (d = 0,5 - 0,8) e grandes (d > 0,8). Resultados: Encontraram-se diferenças significativas no número de acertos (p = 0,043) e tempo de realização (p = 0,013) para a tarefa de leitura das palavras entre as modalidades. Já para a atividade de leitura das cores, observou-se diferença somente entre as médias de acertos entre os dois grupos de escolares (p = 0,009). Conclusão: A vela obteve um resultado superior em todas as atividades do teste cognitivo. Dessa forma, a utilização dessa modalidade na educação física escolar pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar as funções cognitivas.