Fundamentos Antropológicos do Semovimentar: Percepção, Movimento e Salutogênese
Por Carlos Luiz Cardoso (Autor), António Camilo Cunha (Autor), Elenor Kunz (Autor).
Em Revista Portuguesa de Educação v. 29, n 1, 2016. Da página 155 a 184
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo expandir o estudo do conceito semovimentar como fundamento para uma Educação Física responsável. A partir de leitura fenomenológico-hermenêutica, destacamos dois autores centrais a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Em seguida, a partir de Paul Christian, emerge a nova compreensão de ser humanoque se-move na e pela intencionalidade. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugerimos ainda que a meta educacional seja o mundo das relações em níveis salutarese que o eixo seja o sentido de vida em movimento.