Resumo

A formação profissional em Educação Física no Brasil é marcada historicamente por uma proposta curricular que privilegia o conhecimento técnico-biológico em detrimento do conhecimento sócio-filosófico. O currículo proposto de um curso é pautado em diretrizes que são definidas a partir da legislação em vigor. Assim, atualmente, a formação em licenciatura na área de Educação Física está pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Parecer CNE/CP nº 9/2001). Desta forma, o curso de graduação em Educação Física passou a ter que implementar, a partir de 2004, um currículo para a formação em licenciatura distinto da formação em bacharelado. O presente estudo analisa o papel social do professor de Educação Física a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica. Com base na teoria crítica de currículo, à luz do conceito de professor intelectual de Henry A. Giroux, foi utilizado o método dialético de análise. Os dados obtidos demonstraram que, se depender somente da prescrição curricular baseada na pedagogia das competências, proposta na legislação em vigor, o papel social desempenhado pelo professor de Educação Física da educação básica vai estar mais voltado para o intelectual conservador, ligado à manutenção/reprodução dos conceitos sociais dominantes, mantendo a ênfase no conhecimento técnico-biológico. Partindo do modelo proposto nas Diretrizes, o presente estudo aponta a possibilidade de oposição, com a utilização de uma matriz teórica pautada no papel social de professor intelectual transformador.

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