futebol, jornalismo esportivo e marketing em aracaju/se: recortes históricos de um “casamento feliz”
Por Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro (Autor).
Parte de Pesquisa em Educação Física e MÍdia. Contribuições do LaboMídia/UFSC . páginas 32
Resumo
Consideramos que as articulações feitas neste artigo têm o propósito de sustentar que a criação da Associação Desportiva Confiança (adC)2 apresenta-se enquanto uma “trama” que envolve o poder econômico3 (materializado pela fábrica de tecido), o poder simbólico (a paixão que representou e representa no imaginário de seus torcedores ou não), o poder político (principalmente na figura do dono da fábrica e do Clube) e, principalmente, a idéia de marketing esportivo. No estudo, encontram-se evidências das primeiras aproximações entre o esporte e a mídia, ou seja, a criação da associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe (ACES), com fins específicos de promover o futebol no Estado e fora dele. Neste sentido, destaca-se seu papel em organizar e promover o espetáculo esportivo, estimular torcedores e jogadores, etc., constituindo-se numa “força simbólica” com dimensões políticas e econômicas no tocante à dinâmica do futebol no Estado.